quinta-feira, 1 de maio de 2008

Brinquedos e jogos em função de seu valor educativo:

Bolas e outros objetos que podem ser movidos.
Brinquedos e jogos que estimulam o movimento: escada, escorregador, triciclo, carrinhos, objetos volumosos e leves que permitem à criança pular sobre eles ou que constituem barreiras (almofadões, blocos de plástico etc.).
Brinquedos que estimulam os movimentos delicados e a observação do movimento: brinquedos mecânicos de corda, blocos de madeira ou plástico para construções, contas de madeira para enfiar, objetos de encaixe, quebra-cabeças simples, martelo e pregos de madeira etc.
Brinquedos e jogos que estimulam o desenvolvimento da linguagem: pranchas com figuras de objetos, animais etc. para ser identificados, livros de papel grosso com figuras, marionetes, projetores de imagens etc.
Brinquedos de representação: bonecas, casas de bonecas com móveis e objetos de uso diário, bichinhos de pano ou pelúcia, roupas para disfarces etc.
Brinquedos que despertam interesse pela natureza: aquários, gaiolas com pássaros, animais de verdade ou em madeira ou plástico (do tipo zoológico), frutas de madeira ou plástico. Se possível, excursões ao ar livre em parques e jardins.
Jogos educativos em grupo: brincadeiras que estimulem a habilidade e disciplina (andar em fila imitando um trenzinho, esconde-esconde, jogar bola em grupo, cada um esperando sua vez).
Brinquedos que estimulem o conhecimento do universo e da técnica: carro de bombeiro, garagem, trens, aviões, barco.
Instrumento para iniciação musical: pianinho, marimba, tambores, campainhas, cocalho.
Materiais de construção: caixas, cordas, trapos, papel recortável, argila, lápis, aquarelas, areia, água, brinquedos desmontáveis, massa de modelar.
Tintas próprias para as crianças, liberam a imaginação, nas cores, misturas e texturas.